Governo ajusta proposta e admite recuperar 25% do tempo de serviço dos professores já este ano

Ministério da Educação apresentou nova proposta que prevê uma maior devolução do tempo de serviço este ano. Sindicatos já ouvidos admitem “abertura” do Governo para negociar revogação do “acelerador”.

Foto
O lider da Fenprof, Mário Nogueira, conversa com o secretário-geral da FNE, Pedro Barreiros, após uma reunião com o ministro da Educação, Fernando Alexandre, no dia 3 de Maio Rui Gaudêncio
Ouça este artigo
00:00
07:31

Exclusivo Gostaria de Ouvir? Assine já

Os sindicatos dos professores, que se reuniram esta segunda-feira com o Ministério da Educação, saíram do encontro com algumas boas notícias: o Governo admite agora aumentar de 20% para 25% a primeira tranche da recuperação do tempo de serviço a devolver já este ano aos docentes, embora mantenha o prazo dos cinco anos. E fazer ainda algumas cedências em relação ao diploma do "acelerador" das carreiras, de modo a permitir que os professores possam progredir mais rapidamente. Apesar dos avanços, ainda não foi o suficiente para os sindicatos fecharem já um acordo.

Os leitores são a força e a vida do jornal

O contributo do PÚBLICO para a vida democrática e cívica do país reside na força da relação que estabelece com os seus leitores.Para continuar a ler este artigo assine o PÚBLICO.Ligue - nos através do 808 200 095 ou envie-nos um email para assinaturas.online@publico.pt.